Quanto mais instruído o povo...

Quanto mais instruído o povo, tanto mais difícil de o governar” (provérbio Taoista)

 Pesquisa de uma das mais respeitadas consultorias sobre sistemas de ensino no mundo, Economist Intelligence Unit, coloca o Brasil em penúltimo lugar em um ranking sobre a qualidade da educação. A consultoria analisou habilidades cognitivas e desempenho escolar dos alunos em 40 países. A Finlândia e Coréia do Sul aparecem em primeiros lugares e o Brasil e a Indonésia em últimos lugares.  Também no último relatório elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO),  sobre o índice de desenvolvimento da Educação, feito em 128 países, o Brasil aparece na  88ª posição.  Países menos desenvolvidos apresentam uma posição melhor. O Brasil aparece ao lado de Honduras (87ª), Equador (81ª), Bolívia (79ª); mas está muito aquém de nossos vizinhos e parceiros comerciais como  Argentina (38ª), Uruguai (39ª) e Chile (51ª).
Necessário abordarmos a questão da educação no país para entendermos melhor certos seguimentos e pessoas que compõe a pátria mãe, falando em golpe e gritando: fora Temer e uns papos obscuros sobre inconstitucionalidade.
Vamos por partes, quem é quem neste contexto? Vamos ver alguns comentários internacionais primeiro: Fora do país, a mídia internacional foi fiel relatora da “legítima indignação” dos brasileiros diante da corrupção. “Não é um golpe de Estado”, afirmou o jornal Le Monde em seu editorial de 30 de março de 2016, enquanto o jornalista norte-americano Chuck Todd celebrou a revolta “de todo um povo” (NBC News, 17 mar. 2016), e o El País, a ação corajosa de um “juiz heroico” (19 mar. 2016). se referindo ao Moro. Como sugeriu o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, protagonista no caso Edward Snowden, as grandes manchetes da imprensa falam em desmantelamento da quadrilha que instalou a propina e a corrupção: os Ptralhas.
Seria Temer vilão porque tem formação superior,livros publicados e inteligência acima da média? Ou porque foi eleito pelo povo de forma legítima o mesmo povinho do grita “fora”que parece sofrer de amnésia ou melhor que faz parte dos que compõe o índice do 87º lugar na educação.Essa onda cidadã contribuiu para devolver os militares a seus quartéis. Mas, para os manifestantes de hoje, que exibem a cor amarela da seleção nacional de futebol, não se trata de exigir mais direitos, avanços democráticos ou progressos sociais. Aos gritos de “Fora Dilma!”, “Impeachment já!” e “Lula na cadeia!”, eles reclamam a cabeça de uma presidenta que seria culpada de um “crime de responsabilidade”, tendo infringido a regulamentação orçamentária, assim como seu predecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de estar implicado no escândalo da Operação Lava Jato: o desvio presumido de bilhões de dólares da Petrobras, a gigante petroleira nacional, em proveito de empresas, partidos e personalidades políticas. Os manifestantes, do outro lado e em minoria, são ligados a grupos como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o MST (Movimento Sem Terra), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e Frente Brasil Popular. Nos protestos, os participantes exibem faixas contra o vice-presidente Michel Temer e classificam o processo de impeachment como "golpe”. São grupos financiados pelo PT com dinheiro desviado das Estatais para, subornar, são pagos e manipulados por espertalhões de esquerda. Lamentavelmente existem brasileiros que se submetem a isso e constatamos com tristeza que são os “bolsas esmolas” que se venderam por trinta reais para comer um lanche e se expor aos berros,sem convicção alguma do que estava fazendo,prova essa que ao serem questionados,a grande maioria desta pobre minoria se viu sem resposta.Assustador foi ver o “fora Moro”e perguntar a uma senhora que comia seu lanche patrocinado pelos petralhas porque ela gritava “fora moro” e ela disse que mandaram ela gritar o nome do “cara”porque ele era contra o povo (aff!)Daí em diante vocês imaginam o fiasco que foi constatar o QI de ameba dos que gritam sem razão: os que estavam felizes com pão e circo? Não perceberam sequer que os petralhas saquearam a Nação!!!
Qual político quer o povo instruído, culto,conhecedor da Constituição Federal,consciente dos seus direitos e deveres?Qual? Qual?
Os da Alemanha que trabalham como voluntário? A Finlândia? A Coreia do Sul? Sim!!!

Infelizmente no Brasil, o coronelismo, o curral eleitoral, o suborno, a propina, a corrupção instalada nos três poderes não dá brecha para um país com educação, querem perpetuar-se no poder, apenas o rei e seus comparsas e para o povo: apenas circo porque os pães nos furtaram.

Damaris Bueno

Comentários

Postar um comentário

comentários e criticas construtivas são bem vindos.

Postagens mais visitadas deste blog

O órfão,a viúva e o homem mau

A Idade do lobo