O VERDADEIRO AMOR (PARA REFLETIR)

QUANDO FALAMOS DE AMOR,nem temos ideia da amplitude da complexidade que é falar sobre este tema,mesmo porque falar de algo não palpável e que cada um sente de uma maneira é totalmente diferente.
Refletindo sobre as formas do amor deparei com uma mensagem no Facebook que me emocionou.
Descrevia a história de um idoso que machucou a mão e apressadamente entrou no consultório médico
pedindo para ser atendido rapidamente porque tinha um compromisso importante.O jovem medico achando curioso um idoso de cabelos branquinhos,apressado para um compromisso decidiu fazer ele mesmo o curativo para poder conversar com o simpático velhinho e lhe perguntou que compromisso era tão importante,ele respondeu prontamente: - vou ver minha esposa.
E onde está sua esposa?
- está em uma clinica internada,ela sofre de ALZHEIMER a alguns anos.
- nossa,pergunta o médico e ela já começou esquecer algumas coisas?
- Sim,ele esqueceu de tudo,não se lembra de mim a cinco anos!
- E porque o senhor está tão preocupado e com pressa se ela nem se lembra do senhor?
- Doutor ela não se lembra de mim,mas eu me lembro bem dela e de tudo que sempre foi e será para mim!!!
EXISTE PROVA DE AMOR MAIOR?
Vejo muitas formas de amor mas me emociona esta maneira de amar sem esperar nada em troca,apenas pelo que viveram,construiram,conquistaram e isso me remete a um historia que eu estou acompanhando de perto e que me causa grande tristeza : Minha mãezinha nos falava que dez filhos não é suficiente para cuidar de uma mãe,mas uma mãe cuida de dez filhos ou mais.VERDADE SEJA DITA,conheço uma vizinha que mora a muitos anos aqui e acompanho a vida dela com muita admiração e respeito:Conhecida como Dona Pura,casou-se jovem e linda era professora de piano.casou-se por amor e viveu intensamente este amor,tiveram três filhos e não bastasse cria-los e educá-los o destino lhe encarregou de cuidar da sogra e da sua própria mãe e sua irmã com necessidades especiais.Os anos passaram e dona Pura se tornou uma bela senhora,eu a observava quando passava fazendo caminhada com Dona Cida e as vezes trocávamos algumas palavras.Mas o destino permitiu mais uma provação em sua vida:A filha mais nova que mora com ela e o esposo ,uma competente e querida professora de natação,sofre 03 AVCs e fica totalmente dependente dos pais já idosos e com dificuldades diversas.a filha mais velha que sempre ajudou os pais na administração e no cuidado da família e inclusive nas despesas por ser uma filha iluminada que agradou a Deus,casou-se e foi morar no exterior onde vive com seu esposo e seu filho que é uma benção e um presente de Deus em sua vida,acontecimentos que um dia foi profetizado à ele,quando confidencialmente comentou com uma amiga que pensava que nunca iria se casar porque já estava chegando em uma idade e pelo fato de ajudar cuidar das avos e da tia e colaborar com os pais provavelmente nunca se casaria,mas creio que Deus somou tudo e como ela já havia feito mais do que seria a sua parte devida,foi ser feliz merecidamente.Com o acontecimento repentino com sua querida irmã ela deixa o esposo e o filho e volta as pressas ao Brasil para cuidar da irmã:ficou ao lado dela por intermináveis noites e dias até que os médicos lhe assegurassem que sua irmã se encontrava fora de perigo.Recomendou aos parentes e amigos todos os cuidados a sua amada família e voltou ao esposo e ao filho que já sofriam por um longo período sua ausência.Voltando à Dona Pura,provavelmente o sofrimento,a dor,e outras consequências da vida ou mais claramente do estilo de vida que viveu nestes cinquenta anos de casada,onde bem jovem aprendeu fumar com seu esposo e devido os problemas e os afazeres diários foi deixando as caminhadas,deixou de tocar seu piano (ela deu aulas algumas vezes à minha filha) e passou a sofrer episódios de esquecimentos de coisas corriqueiras do momento,afetando assim sua vida familiar,a harmonia do seu lar,porque por estarem todos na família com problemas,estressados e irritados com a rotina obrigatória do ir e vir aos hospitais,fisioterapia,consultas,etc.uns não conseguem ter paciência com os outros.Neste momento refletindo sobre a vida de Dona Pura,percebo como somos frágeis e sozinhos,quando mais precisamos é que percebemos que nascemos só e assim deixaremos este plano.A vezes vemos pessoas tratando animais de estimação como se fosse gente,não que eu ache que eles não possam ser tratados bem,mas são animais.Perto da minha casa tem uma vizinha que tem muitos gatos e cachorros quando eu falo MUITOS é porque perdi a conta,ela é filha única e trata seus pais já idosos como escravos com gritos e insultos palavras duras e explora os velhinhos tirando-lhes a aposentadoria para dar mordomia aos animais como se tivesse nascido do ventre de uma cadela,não da sua mãezinha,e pasmem os bichos ela beija na boca e trata como se fossem bebes é nojento de se ver
Mas é justo para alguém que sempre cuidou de todos com tanto amor e carinho,quando mais precisa ser tratada como um ser que atrapalha ou incomoda? É preciso refletirmos de que forma conduzimos as nossas vidas,para sabermos de que forma colheremos os frutos na eternidade!!!

                                                                                                                      DAMARIS BUENO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O órfão,a viúva e o homem mau

VOLTA AS AULAS