PRESIDENTE DO TJ VISITA FORUM DE RIO PRETO


NOTÍCIAS

26/08/2012 - RAJ DE RIO PRETO É A QUINTA A RECEBER A PRESIDÊNCIA DO TJSP

Presidente Ivan Sartori é recebido com salva de palmas pelos servidores de Rio Preto
        Quando o presidente o Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, ao assumir a direção da Corte, resolveu dividir o Estado em regiões administrativas judiciárias e tomar conhecimento in loco dos problemas de cada comarca estava em busca de soluções para melhorar o desempenho no dia a dia das unidades forenses. Hoje, além de aproveitar o projeto Administração Participativa para essa finalidade, analisa as diferenças e semelhanças de cada região e tem em cada visita uma surpresa diferente. Desta vez, na 8ª Região Administrativa Judiciária de São José do Rio Preto, Ivan Sartori, ao cumprimentar os servidores que o aguardavam no hall de entrada do fórum, foi recebido com uma manifestação carinhosa traduzida em estrondoso aplauso.
        Na última sexta-feira (24), São José do Rio Preto sediou a quinta reunião do Administração Participativa no interior do Estado, projeto colocado em prática desde o início da atual sua gestão do Tribunal de Justiça. A primeira foi em Ribeirão Preto (sede da 6ª RAJ); a segunda, em Santos (sede da 7ª RAJ); a terceira em Presidente Prudente (sede da 5ª RAJ) e a quarta em Bauru (sede da 3ª RAJ). A 8ª RAJ, que tem São José do Rio Preto como sede, engloba as Circunscrições Judiciárias de Barretos (14ª), Catanduva (15ª), Votuporanga (17ª) e Fernandópolis (18ª).
        Recepcionado e acompanhado pelo juiz diretor da 8ª RAJ, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, também diretor do fórum de Rio Preto e titular da 4ª Vara Cível, o presidente iniciou a programação do dia com a reunião dos magistrados da região. Os desembargadores Roque Antonio Mesquita de Oliveira e Irineu Jorge Fava, respectivamente, presidente e 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, o coordenador da 16ª CJ Aldemar José Ferreira da Silva e o coordenador da 15º CJ Vanderci Álvares  também participaram do encontro. Além deles, acompanharam o presidente os juízes assessores Guilherme de Macedo Soares e João Baptista Galhardo Júnior, o chefe de gabinete Tarcisio dos Santos, o assessor e diretor do Cetra Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar e a secretária da área de saúde, Mariângela Maluf Lagoa.
        Para o juiz diretor da 8ª RAJ diretor, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, que elogiou a iniciativa de a Presidência criar o projeto Administração Participativa, a presença do presidente Ivan Sartori em Rio Preto gerou uma expectativa bastante positiva junto à magistratura da região.
        Durante o encontro com os magistrados, entre outros assuntos, o presidente falou das estruturas dos fóruns, dos dois relatórios de gestão quadrimestrais disponibilizados aos integrantes do Judiciário e à população em geral – está no Portal do TJSP –, dos resultados da inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do relacionamento com os demais Poderes, de orçamento, da contração de novos servidores, dos projetos já aprovados pela Assembleia Legislativa e sancionados pelo governador, dos novos projetos encaminhados, do trabalho dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e da necessidade premente de se alugar um prédio para a acomodação do Judiciário de Rio Preto, providência já determinada à sua assessoria.
        Antes do encerramento do encontro, o presidente da Apamagis, desembargador Roque Mesquita, fez questão de dar um testemunho aos colegas. “Vivemos um momento completamente diferente, histórico para o Tribunal de Justiça, com mudança de postura de administração. Nunca vi um presidente vir ao juiz prestar contas. Hoje ele não só nos recebe no Palácio, vem às RAJs.“ Segundo o juiz diretor da 8ª RAJ, Paulo Sérgio Romero Vicente Rodrigues, “os aplausos dos funcionários demonstram a nossa gratidão”, disse, ao agradecer a presença do presidente em Rio Preto e ao comunicar aos colegas sobre a autorização para o aluguel de um prédio de 6mil m2 com a finalidade de melhorar as condições de trabalho e de atendimento aos jurisdicionados. O coronel PM Renato Cerqueira Campos, chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, também aproveitou a oportunidade para conversar com os magistrados sobre questões de segurança.
        No Administração Participativa, o presidente se reúne também com os servidores da localidade. Em Rio Preto, Ivan Sartori defendeu a necessidade de os servidores participarem dos cursos do Cetra e dos promovidos pela Escola Paulista da Magistratura. Falou aos diretores: “deixem os servidores assistirem os cursos (a distancia). Peço a compreensão de todos. Temos agora as apostilas e peço que não tenham resistência. Vamos abrir a cabeça. Não é pelo terrorismo que uma pessoa vai ter autoridade”. O presidente insistiu na questão do bom trato para com as pessoas que trabalham juntas e daquelas que necessitam dos serviços prestados pelo Judiciário. “Não podemos ser arrogantes. Arrogância é uma forma de você encobrir a falta de conhecimento e a insegurança”, citou ao falar sobre a necessidade de padronização dos procedimentos, proposta pelas apostilas recém-lançadas pelo Cetra e EPM.
        Ao término do dia, o fórum de Rio Preto recebeu os representantes da municipalidade para uma conversa, também, informal, com o presidente do TJSP. Entre os presentes estavam o prefeito Valdomiro Lopes da Silva Junior, o tenente-coronel Afonso Evaristo dos Santos, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar do Interior (17º BPM/l), o desembargador Aldemar José Ferreira da Silva, o vereador Jorge Abdanur Estephan, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Cartórios Extrajudiciais e juízes.
        Antes de encerrar a visita, Ivan Sartori foi conhecer as dependências da Vara do Juizado Especial Cível da Comarca de São José do Rio Preto. Recebido pelo juiz Cristiano de casto jarreta Coelho, o presidente conheceu as instalações e o funcionamento do "melhor juizado do Estado", nas palavras dos servidores responsáveis. 
        A Presidência do TJSP tem programado o Administração Participativa para todo o ano de 2012 nas sedes das RAJs: o próximo será no dia 31 de agosto na RAJ de Campinas.
        Sobre a 8ª RA de São José do Rio Preto – Com a criação das RAJs, o Tribunal de Justiça tem agora nas dez sedes um polo administrativo instalado em busca de melhorias para o Judiciário, como, por exemplo, economia nas aquisições de suprimentos, regionalização de concursos de admissão de servidores, aumento de celeridade nas execuções fiscais, criminais e do colégio recursal etc. Na região de Rio Preto vivem 1.341.060 habitantes (censo de 2010). Nas comarcas que integram a RAJ trabalham 2.056 servidores e há 1.056.261 processos em andamento (dados de junho).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O órfão,a viúva e o homem mau

A árvore da vida : moringa